Correio Popular Notícia



AUDIÊNCIA
Câmara promove debate sobre reordenamento educacional

Data da notícia: 2015-11-24 10:42:25
Foto:

(Da Redação) A Câmara Municipal de Ji-Paraná promoveu na tarde da última sexta-feira (20) Audiência Pública para tratar sobre o Programa de Parceria Educacional Estado- Município para universalizar o atendimento do Ensino Fundamental, conforme decreto 20.070 de 24 de agosto de 2015.

A audiência foi de autoria da vereadora Márcia Regina (PT) e demais vereadores. ?A finalidade deste evento é promover uma discussão ampla sobre o assunto, visto que será de grande repercussão em todos os aspectos, destaca se: a Educação do Campo, a matrícula no 1º ano, bem como a situação dos servidores entre outros?, disse a vereadora, ressaltando que ?o intuito é construir o melhor processo de reordenamento?.

A abertura foi realizada pela vereadora Márcia Regina (PT), o público fez indagações a respeito do tema e logo após o Poder Estadual, representado pelo coordenador regional, José Antônio e o Poder Municipal, representado pela superintendente, Edilaine Nogueira, apresentaram estudos e propostas.

Os estudantes da educação do campo comentaram sobre as dificuldades caso aconteça o reordenamento educacional. Após os pronunciamentos e questionamentos, foram realizados os encaminhamentos. ?Sugiro que o Governo do Estado não execute o reordenamento para o ano de 2016 e que até junho finalize as discussões, elaborando um novo processo para que o reordenamento seja em 2017?, disse Márcia Regina.

Encerramento
No fim da audiência, foram apresentadas seguintespropostas: ?Que em 2016, os responsáveis façam debates com a comunidade e que, em 2017, seja feito o reordenamento; no município de Ji-Paraná o reordenamento deverá ser feito por bairro em 2017; e a pareceria de 2016 será de continuar o atendimento de 6° ao 9° ano na educação do campo, em parceria com o governo estadual e o ensino médio, com a cedência dos espaços físicos.




?Não haverá reordenamento na zona rural?, afirmou representante da Seduc, Aparecida Meireles. No entanto, se não houver o acordo quanto às transferências das séries iniciais urbanas por bairros, e para ser iniciado em 2017, o município não terá condições de assumir o 6º ao 9º ano no campo, e se o estado for assumir, pais e estudantes manifestaram, categoricamente, que seja realizado e nas localidades mais próximas das propriedades. ?Os encaminhamentos serão estudados pela Seduc, que brevemente passará uma resposta?, informou José Antônio.

Conforme solicitado pela representante da Seduc, professora Aparecida Meireles será realizado uma nova audiência pública em 15 dias, para discutir com exclusividade a matrícula dos estudantes no 1° ano do ensino fundamental (na cidade) e a situação dos servidores ?A nossa meta é fazer com que esta situação que é necessária aconteça da melhor forma possível?, salientou Márcia Regina.

O evento contou com a presença do vereador Joziel Carlos de Brito (PMDB) representando a Câmara; vereadores Joaquim Teixeira (PMDB) e Edilson Vieira (PMDB); coordenador regional de Educação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), José Antônio de Medeiros; superintendente da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Edilaine Nogueira; defensor público, João Verde; vice-presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Ana Martins Papa; representando o Sindicato de Educação de Rondônia (Sintero), Isaias Costa; representante da Seduc, Aparecida Meireles; entre outras autoridades. Os participantes parabenizaram a iniciativa.

Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1284 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.